Página inicialDestaquesCuritibanos são maioria em programa de empreendedorismo nos EUA

Curitibanos são maioria em programa de empreendedorismo nos EUA

Jovens-Líderes-das-Américas-2018-Brasi
Começou a imersão. Vinte jovens brasileiros, sendo quatro de Curitiba, tem até o final de outubro para conhecer e se aprofundar em questões políticas, econômicas e sociais que interferem no desenvolvimento do continente.
Jovens Líderes das Américas 2018 EUA
Os brasileiros chegaram na última quarta-feira (19/set) aos Estados Unidos. Em Detroit eles integram um grupo de quase 250 jovens empreendedores da América Latina e Caribe selecionados pelo programa Jovens Líderes das Américas 2018. A jornalista Ester Athanásio, uma das curitibanas selecionadas, conta que é a primeira vez dela nos Estados Unidos e as impressões iniciais dão conta da desigualdade social no país, “com maioria de pessoas negras ocupando cargos subalternos, pouca gente nas ruas e muitos carros em circulação”.
Jovens-Líderes-das-Américas-2018-Ester-Athanasio

Logo que chegou Ester aproveitou horas livres para conhecer a cidade de Detroit.

O time do Brasil tem representantes de nove estados. Do Paraná, além de Ester, fundadora da DePropósito, estão os jovens Paloma Lecheta, da PeaceLabs,  André Osna, do Elevante, e Gabriel Bonifácio, da Trippple. Todos tem entre 25 a 35 anos e se destacam por desenvolver projetos empreendedores de impacto social. Em terras americanas, eles contam com o atendimento de equipes do Departamento de Estado Americano e do Meridian International Center, organizadores do programa Young Leaders of the Americas Initiative (YLA), desde 2016.
Jovens-Líderes-das-Américas-2018-Aeroporto

Jovens brasileiros se encontraram no Aeroporto de Guarulhos para viagem aos Estados Unidos.

O  Programa de Bolsas de Estudos Profissionais da Iniciativa Jovens Líderes das Américas (YLAI) é considerado o mais relevante programa de intercâmbio promovido pelo governo americano. Durante cinco semanas os participantes tem acesso a discussões, ferramentas, networking e recursos necessários para contribuir com o crescimento de negócios e desenvolvimento de iniciativas sociais. Um dos momentos mais esperados da formação é a reunião de cúpula em Washington (DC), quando cada jovem poderá apresentar seus projetos para diferentes lideranças e tentar atrair parceiros e investidores. Em 2018, mais de dois mil jovens se inscreveram em 36 países da América Latina e Caribe.
Conheça os jovens líderes brasileiros nos Estados Unidos
Renata Albertim
De Recife, PE, é cofundadora da startup de impacto social Mete a Colher, uma plataforma que apoia mulheres que sofrem abusos no Brasil. Mete a Colher criou um aplicativo que permite que mulheres que sofrem abusos domésticos se comunicarem umas com as outras e fornecer apoio emocional e aconselhamento jurídico.

Rubenilson Cerqueira

De Brasília/DF, é cofundador e professor do Galt Vestibulares. O cursinho social é uma organização sem fins lucrativos que atende jovens e adultos de baixa renda na preparação para a universidade. Fundado em 2015, já beneficiou mais de 1.440 estudantes com aulas tradicionais dos conteúdos do ensino médio, além de monitoria, atendimento psicológico, orientação individual, aulas de desenhos técnicos e material didático.

Mariana Leite

De Manaus/AM, é engenheira e fundadora do Projeto Tchibum, uma plataforma para voluntários que desde 2010 leva humanização, educação e voluntariado de impacto por meio de cursos para o desenvolvimento de pessoas que buscam transformação social em hospitais infantis, abrigos para idosos e bairros carentes. A plataforma já alcançou mais de 3 mil crianças e jovens no Amazonas, atua em 5 hospitais infantis e é referência em voluntariado.

Beatriz Azevêdo de Araújo
De Fortaleza, CE, é fundadora e presidente do Instituto Verdeluz, uma ONG ambiental que visa reconectar humanos e natureza promovendo projetos que elevam a conscientização ambiental e engaja jovens em suas comunidades.

Wellington Santos Silva
De Poços de Caldas, MG, é cofundador da Empreendescola, uma empresa social que oferece cursos para desenvolver o empreendedorismo jovem no Brasil. Em 2017, a iniciativa treinou mais de 300 alunos e alcançou mais de 5.000 estudantes com apresentações em escolas públicas de 16 cidades mineiras.

Gustavo Alves

De Uberlândia, MG, é cofundador da Nagro, uma empresa que fornece crédito para pequenos e médios produtores rurais no Brasil. A Nagro criou uma plataforma que ajuda os agricultores a procurar as melhores fontes de crédito fora do sistema tradicional dos grandes bancos. A plataforma usa ferramentas tecnológicas para reduzir a espera e a burocracia na obtenção de crédito.

Luiz Gilberto Camargo
De Pelotas, RS, é cofundador da Donamaid, plataforma web e aplicativo criada em 2017 e que permite aos usuários o agendamento de faxinas com profissionais certificados e que já levam os produtos de limpeza. Com operação no Rio Grande do Sul (Pelotas, Rio Grande e Santa Maria), Santa Catarina (Joinville) e Paraná (Londrina), a Donamaid conseguiu aumentar em até três vezes a renda de suas diaristas, categoria em grande parte fora do mercado de trabalho digital.

José Cardoso Filho
De Manaus, AM, é cofundador da Zelar Soluções, que presta serviços de limpeza em lares e empresas. O treinamento oferecido aos colaboradores tem resultado em mais competitividade no mercado. A empresa também se destaca por só utilizar nos serviços de conservação e limpeza, tratamento de pisos e lavagens especiais, produtos com certificação ambiental.

Kaio de Freitas Vieira
De Volta Redonda, RJ, é cofundador do Moda Limpa, uma plataforma online e colaborativa para conectar e dar visibilidade a produtores, fornecedores, prestadores de serviços e marcas com foco em sustentabilidade e ética de todo o Brasil. Atualmente a plataforma já conta com mais de 400 negócios cadastrados em 16 estados.

Daniel Cabrera
De São Paulo, SP, é cofundador e presidente da Vivalá e do Instituto Vivalá.  A Vivalá é uma agência de turismo global que trabalha com turismo tradicional para mais de 164 países, além de oferecer viagens especiais de voluntariado e ecoturismo em sete estados do Brasil. O Instituto Vivalá é uma ONG que ajuda a Vivalá em suas atividades de voluntariado, gerenciando treinamento profissional gratuito e selecionando micro-empreendedores para seu fundo de investimento social.

Ester Athanásio
De Curitiba, PR, é fundadora e gestora da empresa de comunicação DePropósito Comunicação Integrada. A empresa tem foco em serviços para organizações voltadas a iniciativas de impacto social, oferecendo consultoria, assessoria de imprensa, produção de conteúdo, treinamentos e conexões de impacto para garantir que as causas de seus clientes sejam bem-recebidas e tenham visibilidades.

André Osna
De Curitiba, PR, é cofundador do Elevante, agência que trabalha na melhoria do relacionamento das empresas com o público externo e colaboradores. André também é o fundador da startup BandTripper, uma plataforma criada para conectar músicos que pretendem agendar shows e intercâmbios culturais.

Gustavo Pugliese
De São Paulo, SP, é cofundador da  ACES, uma organização sem fins lucrativos com sede em Campinas e que se dedica a promover alfabetização em ciências e justiça social em escolas de periferia. Ele também trabalha na Foreducation Edtech, empresa parceira do Google, como formador de professores de todo o Brasil para o uso de tecnologias educacionais.

Rafael Raoni
Do Rio de Janeiro, RJ, é fundador e CEO da Hazel, startup que fornece uma plataforma baseada em nuvem para monitorar equipamentos industriais. O objetivo é evitar acidentes, auxiliando empresas a entender melhor os dados do equipamento.

Paloma Lecheta
De Curitiba, PR, é cofundadora da PeaceLabs, organização social que ajuda grandes corporações a monitorar e investir em projetos sociais. A PeaceLabs organiza portfolios digitais com dados sobre o impacto das ONGs e que são facilmente acessíveis a grandes empresas.

Shirley Schneider
De Santana do Parnaíba, SP, é co-fundadora e diretora do Projeto Joule, ONG que desde 2015 conecta jovens e trabalhadores de baixa renda a profissionais de grandes empresas para serviços gratuitos como mentoria, revisão de currículos e treinamento para entrevistas de emprego.

Karin Colantonio
De Diadema, SP, é fundadora da Social English, organização que oferece cursos de inglês a jovens que não podem pagar cursos tradicionais de idiomas.  A Social English ajuda jovens em situação de vulnerabilidade a ganhar habilidades que o tornem mais competitivo.

Luana Génot
Do Rio de Janeiro, RJ, é fundadora e CEO da ID_BR, uma ONG focada no avanço da igualdade racial no Brasil para criação de ambientes corporativos mais igualitários e inclusivos.  A organização desenvolve ações em diferentes formatos para conscientizar e engajar a sociedade.

Gabriel Bonifacio
De Curitiba, PR, é fundador e diretor-executivo da Trippple, uma agência de marketing digital que trabalha com pequenos e novos negócios, oferecendo marketing online, consultoria e serviços de desenvolvimento de web.

Fabio Cendão
Do Rio de Janeiro, RJ, é sócio e fundador do Faria, Cendão & Maia Advogados, escritório de advocacia voltado para startups. A empresa fornece serviços jurídicos por meio de métodos, ferramentas e tecnologias que simplificam o entendimento do Direito. Fabio também é fundador da YourBase, uma startup legaltech incubada no escritório, e criador da metodologia Canvas Jurídico para Startups.

Sem comentários