Página inicialDestaquesRoteiro da energia renovável no Paraná

Roteiro da energia renovável no Paraná

A PCH Apucaraninha fica entre Londrina e Tamarana, no nort e do Paraná, e teve o seu início de operação comercial em 1949, com o aproveitamento do Salto Grande, no Rio Apucaraninha. Foto Gislene Bastos

Uma viagem de carro pelas diferentes regiões do Paraná pode seguir o roteiro das energias renováveis. Testei a rota em 2012, durante as gravações da série de reportagens “Energia – Os Desafios do Paraná”, produzida pela RIC Record TV.

Foram quase duas semanas de estrada, hotel e muitas entrevistas. Junto com o repórter cinematográfico Roberto Drischel, pude conhecer as diferentes fontes renováveis para geração de energia elétrica no Estado. A cada quilômetro ou cidade, o mapa dos investimentos para atender a população e as demandas do setor empresarial ia sendo traçado.

Riquezas e belezas naturais

Energia eólica no Sudoeste, solar fotovoltaica no Litoral, hidráulica no Norte e Oeste, biogás e biomassa no Noroeste. Mas as fontes renováveis de energia não são exclusivas de uma região. Ao contrário! O caminho passa pelo conhecimento, diversificação e democratização da energia limpa!

Sem comentários

comente