Página inicialBlog Escolha VerdeVídeo propõe união entre setor produtivo e conservação ambiental

Vídeo propõe união entre setor produtivo e conservação ambiental

Engenheiro florestal Tasso Azevedo no video que esclarece mitos que opõe produção econômica e conservação ambiental

O quanto a união entre os setores produtivo e de conservação ambiental é possível no Brasil? Só no primeiro dia quase cinco mil visualizações. Estou falando do vídeo que o Observatório do Clima publicou hoje. E só das visualizações no YouTube.  A organização em parceria com a Produtora Imaginária e o cineasta Fernando Meirelles, da O2 Filmes, elaborou a conversa para esclarecer essa confusão que vivemos atualmente – quando a conservação ambiental é colocada numa posição antagônica ao desenvolvimento econômico do país.

Não precisa e não tem que ser assim.

E o engenheiro florestal Tasso Azevedo, do Observatório do Clima, pontua isso de forma clara respondendo  perguntas e dúvidas muito repetidas em conversas, entrevistas, redes sociais. As questões ganham vida com a voz da atriz Camila Pitanga. São 13 minutos de uma conversa leve, agradável. E recheada de números.

Como está escrito na descrição do vídeo, os dados sobre uso da terra e conservação no Brasil foram obtidos a partir do cruzamento de duas grandes bases públicas de informações: o projeto MapBiomas, que mapeou todas as alterações da cobertura vegetal no país nos últimos 35 anos, e o Atlas da Agropecuária Brasileira, criado pela Esalq-USP e pelo Imaflora, que mapeou a situação fundiária do país inteiro. Outros números são da FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação), da Embrapa e do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Vale a pena assistir!

Afinal, nossa geração tem o imenso desafio de garantir produção de alimentos, ambiente saudável e crescimento econômico num tempo histórico em que o Planeta da sinais de exaustão, o clima reage e nossas famílias estão empobrecidas. São muitas necessidades. É hora de aliar forças entre produtores e defensores de áreas protegidas em torno de um crescimento sustentável já no curto prazo.

 

Sem comentários

comente

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software
Follow by Email
WhatsApp