Mais um incentivo para colocar Barcelona no próximo roteiro pela Europa. A cidade vive a chegada da primavera com plenitude literária. Venda de livros, feiras ao ar livre e seminários estão na programação que celebra o Dia Internacional do Livro, 23 de abril. Como a Catalunha nessa data também celebra o dia do padroeiro Sant Jordi (São Jorge), a capital se enfeita com flores.
As barracas com rosas e livros se espalham pelas calçadas durante a semana que antecede a comemoração. No dia de Sant Jordi é tradição trocar presentes: homens oferecem rosas às mulheres – que retribuem com um livro. Títulos da literatura mundial são vendidos com descontos que chegam a 45%. Vende-se oito vezes mais livros que em qualquer época do ano. Já as rosas podem ser naturais ou confeccionadas com materiais alternativos e recicláveis. Estima-se que 40% das rosas comercializadas em Barcelona ao longo do ano são vendidas neste período, aproximadamente um milhão.
Também há roteiros de visitas guiadas e gratuitas ao Museu de História Natural da Catalunha, ao prédio da Prefeitura, ao Museu de Arqueologia da Catalunha e à Casa Batlló – monumento concebido pelo arquiteto Antoni Gaudi e que só perde em visitação para a Sagrada Família.
O Kelson Henrique passeou pelas ruas de Barcelona neste sábado. Conversou com moradores e turistas, compartilha as fotos e informações deste texto e ainda nos faz uma pequena confissão! 😉
“Um livro e uma rosa. Quer coisas mais simples e simbólicas? Eu me emociono muito com essa festa. Eu cresci colecionando Don Quixotes. Várias versões. Dos mais diversos lugares. E sempre quis ser jardineiro. Aí a vida me colocou numa cidade que celebra o dia do livro com rosas. Enfim: o simples que me faz viver. Tranquiliza o coração. Aquece a alma.
Feliz dia de Saint Jordi.”