Página inicialBlog Escolha VerdeFlorada de árvores nativas dita calendário da natureza e sugere roteiro das flores

Florada de árvores nativas dita calendário da natureza e sugere roteiro das flores

Jacatirao em flor. Mata Atlantica. Serra do Mar. Foto Gislene Bastos


O tempo bem poderia ser contado com base nas floradas das plantas. Apesar de ocorrerem em maior número durante a primavera, não é só nesta estação que podemos observar e nos encantar com as flores. Assim, temos ao longo do ano uma sucessão de belas imagens. Orquídeas, em todas as suas variedades, florescendo de janeiro a dezembro, cerejeiras de junho a setembro, ipês amarelos e roxos entre agosto e setembro, hortênsias do começo da primavera até o finalzinho do outono, lírios em novembro, jacatirão em dezembro. E é para este último que peço a sua atenção esta semana.

Calendário de floradas em risco com o aquecimento global

A sugestão de calendário acima nem sempre se repete. Ainda mais com a aceleração da crise climática, que provoca o aumento das temperaturas médias e altera o ritmo das chuvas, estiagens e inundações inesperadas ou prolongadas. Para você entender, em setembro último, durante a Semana do Clima, relógios instalados em grandes cidades pelo mundo, alertavam governos e população para a necessidade de ações emergenciais em favor do clima. Pela contagem, temos hoje menos de 7 anos e 100 dias para conseguir a transição do nosso sistema energético, principal gerador dos gases de efeito estufa e que resultam no aquecimento da atmosfera ao redor do Planeta, para uma matriz mais limpa e sustentável.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 120032478_181476830158852_4768050515713516314_n.jpg
Relógio no Union Square Metronome de Nova York em regressiva para uma crise climática global, durante a Semana do Clima.

A meta é evitar que a temperatura suba além de 1,5 grau Celsius – ponto que os cientistas concordam que seria um ponto sem volta e que colocaria em risco a vida na Terra. Pelos dados atuais, estamos em torno de 1,1 grau Celsius acima do registrado no período pré-industrial, segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), organismo ligado às Nações Unidas. Os impactos dos fenômenos climáticos extremos são sentidos sobre a saúde humana, com ondas de calor intensas, colocam em risco a segurança alimentar em diferentes continentes e, claro, mexem com as floradas daquela árvore imponente na rua de casa…

Hora de olhar para o Jacatirão em flor

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é dsc_5916-896x600.jpg

Já deu uma olhadinha para a mata que resta na sua cidade, ou margens de estrada? Se você mora em região de Mata Atlântica vai perceber que entre o mar verde da floresta há algumas árvores altas, floridas, com cores que variam do branco ao lilás. O jacatirão é uma espécie símbolo de áreas da mata atlântica em regeneração e vive no máximo vinte anos. A árvore cresce rápido e tem uma vida curta – para dar espaço para outras espécies, plantas de crescimento mais lento e que vão ter uma vida bem mais longa, de centenas de anos… se o homem deixar, claro!

Para florescer o jacatirão precisa de muita luz, solo úmido e temperatura moderada. E tais fatores fazem garante à espécie uma profusão deliciosa na Serra do Mar. Quer conferir? Pegue qualquer estrada que ligue a região serrana ao litoral, nos Estados entre o Espírito Santo e Santa Catarina. Uma boa dica é o trecho da BR-101 que vai da divisa do Paraná até Joinville, já em solo catarinense. A rodovia está ladeada de flores dessa que é considerada a Árvore do Natal.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é dsc_5904-896x600.jpg

Impossível não se alegrar! Há até quem defenda o jacatirão como o “pinheirinho de Joinville” porque além da florada típica durante as semanas antes do Natal, ainda tem uma copa larga e bem poderia abrigar muitos presentes aos seus pés. Fica a dica!

Você tem outra sugestão de passeio para a gente se alegrar com as flores? Mande seu comentário pelas redes sociais.

Sem comentários

comente

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software
Follow by Email
WhatsApp