
Como ajudar a natureza?
Você, como eu, também gosta de uma trilha com banho de cachoeira no fim da tarde e a visão deslumbrante de um vale ao amanhecer? Pois não estamos sozinhos. Durante a semana a Fundação Grupo Boticário perguntou no Twitter que atividade os seguidores estariam dispostos a fazer para ajudar a natureza. A opção Ecoturismo venceu com 42% de preferência. Depois vieram Compartilhar Informação (33%) e Voluntariado Presencial (17%). Talvez seja o caso de repensar. Quem gosta de conviver, também precisa se engajar com a causa ambiental.
Em busca de dinheiro?
Comerciantes associados a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) passam a ter vantagens para movimentação financeira na Caixa Econômica Federal. Um acordo de cooperação pretende impulsionar o segmento varejista do país destinando R$ 1 bilhão em recursos para o setor. Entre as possibilidades para aplicação estão linhas para financiamento de ônibus, caminhões, máquinas e equipamentos novos, aquisição de softwares e serviços correlatos no mercado interno, além de investimento em inovações. Lojistas de pequeno, médio e grande porte em todo o Brasil podem se habilitar aos benefícios.
Tempo de acreditar
Olha só a saída encontrada por uma escola paulistana para garantir a renovação da matricula de alunos cujos pais estão olhando torto para a crise na economia. O Centro Educacional Pioneiro, na Vila Clementino, está oferecendo seguro se graça que cobre as mensalidades em caso de perda de emprego dos pais de estudantes do ensino infantil ao médio. O Seguro Educação inclui cobertura até o fim do ano letivo em caso de morte ou invalidez permanente do responsável. Já no caso de perda de renda ou desemprego involuntário, são cobertos três meses de mensalidade – inclusive para os pais profissionais autônomos quando há perda de rendimentos por mais de 15 dias. É pra copiar!
E já que o assunto é educação… O futuro é seu!
A Samsung vem investindo pesado na busca de soluções inovadoras na área educacional. E anunciou que fechou uma parceria inédita com o Governo Regional de Cusco para promover a preservação da cultura quéchua no Peru. Alunos da mais antiga escola republicana do país andino, o Colégio Nacional de Ciências, fundado por Simón Bolívar em 1825, vão ganhar a tecnologia do programa Samsung Smart School no processo de aprendizagem. As salas de aula serão equipadas com dispositivos tecnológicos e equipamentos, tornando o ambiente educacional mais intuitivo, interativo e eficiente. Desde 2013, cerca de 2.500 Smart Schools foram instalados em mais de 90 países beneficiando mais de 300 mil jovens em todo o mundo.
Rede em expansão
Que a educação é dos setores de maior crescimento, você já deve ter percebido. E os casos de sucesso se multiplicam a medida que alternativas de inovação passam a integrar o serviço. Veja o caso da rede mineira de escolas de robótica e programação Buddys, que teve as primeiras aulas ministradas dentro do apartamento do empreendedor Marlon Wanderllich, em 2013. Pois só no ano passado a empresa faturou R$ 1,5 milhão e até 2018 a rede pretende chegar as 50 unidades no país. As regiões sul, sudeste e centro oeste do país estão no foco dos franqueadores – que veem no setor da educação voltado para a tecnologia a possibilidade de negócio enxuto e alta lucratividade.