Últimos dias pra conferir, em Curitiba, a mostra “Moderna para sempre – fotografia modernista brasileira na coleção Itaú Cultural”, uma parceria entre o Museu Oscar Niemeyer (MON) e o Instituto Itaú Cultural. São 132 obras de 31 artistas que pertenceram ao movimento fotoclubista brasileiro, no tradicional Foto Clube Bandeirante, iniciado no final da década de 1930.
A curadoria é de Iatã Cannabrava, que destaca a exposição como desafiadora porque traz à tona uma ampla discussão sobre a essência do fazer fotográfico. “O grande mérito de nossa produção modernista é ter antes um caráter de questionamento do que de trazer à tona explicações e leituras de fácil assimilação”, reforça. Dá uma olhada no que mais ele fala a respeito do movimento que ganhou força a partir do pós-guerra.
A mostra já passou por 12 cidades. Todas as imagens expostas foram registradas entre 1940 e 1970. A inspiração do trabalho veio do modernismo europeu e americano e buscava repensar os limites da arte fotográfica. Visitas na Sala 3 do MON até domingo, 28, das 10h às 18h. O ingresso custa R$ 12.