Inaugurado no final do mês de junho, o Museu Planeta Água, em Curitiba, passou os últimos meses por diferentes fases de “abertura”. Agora em outubro, o espaço recebe instituições de educação e escolas. E sempre com visitas previamente agendadas. Para conhecer as instalações a partir de novembro, a comunidade já pode fazer reserva de visita no site museu.
São nove espaços complementares entre si, numa espécie de conversa e jornada pela história da água e da vida. O visitante pode interagir com os ambientes vivendo experiências com a água por meio de técnicas de museografia criativa e sensorial. Há projeção mapeada, realidade aumentada, holografias, vídeos e sons, As diferentes perspectivas provocam reflexão e impacto no visitante, garantem os organizadores.
Quem ficou com vontade de conhecer?
Espaços
- A Origem da Água: a formação da Terra remonta a mais de 4,5 bilhões de anos. Como a água chegou até nós?
- Água e vida: existem seres vivos que sobrevivem com muita água, outros com quase nada. Por que a água é vida
- Água e morte: o mau uso da água pode transformar o elemento essencial à vida em agente da morte.
- Água é preciosa: a devastação ambiental provocada pela ação humana altera o ciclo da água e leva à escassez de água. O que fazer sendo a água tão preciosa?
- Água e prazer: a água pode trazer sensações, cheiros e memórias afetivas. Se no dia a dia esses prazeres passam despercebidos, aqui você lembrará.
- Água e consumo: você sabia que ao comprar qualquer produto você está, na verdade, comprando água?
- Água é saúde e desenvolvimento: a gestão da água garantiu às sociedades o desenvolvimento econômico e social e, principalmente, uma maior perspectiva de saúde.
- Água e energia: a geração de energia elétrica a partir da água garante maior qualidade de vida para as pessoas ao redor do planeta.
- Manifesto da Água: entre na floresta através do metaverso e ouça a palavra água nas línguas oficiais da ONU.
O Museu Planeta Água fica na Rua Engenheiro Antônio Batista Ribas, 151, bairro Tarumã, em Curitiba. O horário de funcionamento é de terça a sábado, das 9h às 17h, sendo a última entrada às 16h30.