Um clube de assinatura que promove educação para o mundo e experiências sociais para quem se associa. Com essa proposta nasceu o OMUNGA Clube, a união da prática de contribuição financeira para uma causa com o modelo de negócios por assinatura.
“No nosso clube entregamos sensações e emoções relacionadas ao engajamento com uma causa social, que é a construção de um mundo mais justo por meio da educação”, esclarece o empreendedor Roberto Pascoal, idealizador do Instituto OMUNGA, fundado em 2017 e com ações sendo realizadas desde 2013.
Leia também Transformação com livros e pessoas
Para se tornar membro do clube, a pessoa paga um valor mensal de R$ 69,90. E já no primeiro mês passa a receber itens exclusivos da OMUNGA Grife Social.
Mês a mês as recompensas chegam à casa dos assinantes intercalando entre o OMUNGA Box, com itens como camisetas e livros, e o OMUNGA Play, com vídeos sobre as ações efetivadas no período pelo Instituto OMUNGA. Pascoal esclarece que também serão sorteadas viagens para conhecer o trabalho de apoio a educação formal desenvolvido no sertão nordestino, na região amazônica e em escolas da África.
Nos meses em que a recompensa é o OMUNGA Box, um curador ajuda na escolha do item exclusivo que vai na caixa. Os curadores são personalidades nacionais com histórico de defesa da educação e da criança. “Acreditamos que essa é uma nova percepção de valor junto ao modelo de negócios de assinatura. Queremos investir muito na proximidade entre assinantes e causa”, reforça Pascoal.
No mês de lançamento do OMUNGA Clube, o convidado foi o escritor Marcos Piangers, que gravou um vídeo anunciando a novidade para ajudar na divulgação.
Clube de assinatura validado com mentoria para negócio social
Isso é potencializar a sensação de liberdade, autonomia, poder de escolha e o protagonismo para crianças aprisionadas pela vulnerabilidade social em que se encontram.”
Esse novo modelo de monetização, com um clube de assinatura, vinha sendo estudado há vários meses pela equipe técnica e de coordenação do Instituto OMUNGA. Mentores e conselheiros da aceleradora SPIN Negócios Exponenciais e da CAUSE, incubadora de inovação social do Inovaparq, em Joinville/SC, onde fica a sede do Instituto, foram chamados a opinar sobre o melhor formato.
A tomada de decisão, de acordo com Roberto Pascoal, também está amparada em dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcom), que apontam a movimentação de R$ 1 bilhão por ano, no Brasil, só pelos clubes de assinatura.
Outro dado relevante é o volume total de doações feitas por pessoas físicas no país. Em 2015, último levantamento realizado, esse valor chegou a R$ 13,7 bilhões, segundo a pesquisa Doação Brasil 2015, uma iniciativa do Instituto pelo Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), montante que poderia ser até maior.
Na pesquisa 57,3% dos doadores disseram que doariam mais se as organizações fossem mais transparentes, de confiança e caso a própria condição econômica permanecesse igual. Entre os que não doam regularmente, 40% concordam que poderiam fazer alguma doação em dinheiro caso se sentissem mais seguros e confiantes.
Para Pascoal, o clube traz o consumidor OMUNGA para mais perto da causa com a qual se identifica, permitindo a continuidade e a efetiva realização dos projetos em desenvolvimento.
Quem faz parte do clube, abraça a causa
O OMUNGA Clube possibilita recorrência financeira para subsidiar os projetos, remuneração do pessoal contratado e realização de viagens, o que permite mais foco para as ações do Instituto OMUNGA.
As iniciativas já beneficiaram 6.000 crianças e aproximadamente 300 professores no Brasil e em Angola, na África. “Estamos tocando o projeto Escolas do Sertão, que beneficia as cidades de Betânia do Piauí e Curral Novo do Piauí, no sertão nordestino, e o Projeto Livros para África com uma biblioteca já em funcionamento em Luanda, capital de Angola. Temos o projeto de envolver outras 2.000 crianças e 200 professores com o início das atividades na Amazônia.”
O Instituto OMUNGA viabiliza a instalação de bibliotecas nas escolas e a capacitação de professores em regiões reconhecidamente pobres e onde os moradores tem dificuldade de acesso aos meios de educação de qualidade. “Isso é potencializar a sensação de liberdade, autonomia, poder de escolha e o protagonismo para crianças aprisionadas pela vulnerabilidade social em que se encontram.”
Omunga Clube inova também na entrega das recompensas
E são muitas as formas de participar da causa OMUNGA. O clube é indicado para quem quer apoiar os projetos, receber itens exclusivos e vivenciar a ações com os minidocumentários.
Quem gostaria de fazer parte desta causa mas não tem interesse em receber algo físico em troca, pode realizar doações a partir de R$ 20,00. Essa opção está disponível no site do clube, por meio dos botões “Prefiro fazer uma doação” e “Instituto OMUNGA”.
E há também a venda direta dos produtos OMUNGA Grife Social, como camisetas e livros, e que podem ser adquiridos na loja virtual.
Ficou a fim de se integrar nesta ou em outra causa social? Conta nos comentários o que você tem feito para ajudar a construir um mundo melhor para todos. E neste post aqui tem mais sobre a trajetória de Roberto Pascoal.