O décimo primeiro Desafio Intermodal de Curitiba tem data confirmada. Será na sexta, 29, e vai ter o uso de tecnologia inédita. A disputa avalia qual a forma mais eficiente de se locomover pela capital no horário de pico, entre 18h e 19h. O percurso começa no Centro Politécnico da UFPR, no bairro Jardim Botânico e termina em frente ao prédio histórico da universidade, na Praça Santos Andrade.
Um protótipo de laboratório móvel é a grande novidade desta edição do desafio. O B1K3 Lab vai monitorar parâmetros ambientais e o comportamento do trânsito, especialmente em relação ao ciclista. “Desenvolvido por um grupo de alunos de diversos cursos da UFPR, integrantes do projeto de extensão Ciência Para Todos, o B1K3 Lab é equipado com um conjunto de sensores capazes de coletar e processar diversos dados sobre o ambiente no qual o ciclista circulará, como análise de gases poluentes, além de dados sobre o comportamento do trânsito no trajeto”, explicam os organizadores. Com o uso de um GPS, o equipamento aponta no mapa a posição exata de coleta dos dados. Com as informações disponíveis, novas ações para melhoraria da qualidade do transporte e da qualidade de vida da população poderão ser planejadas.
Um outro aplicativo, também desenvolvido pelos alunos do Ciência para Todos, vai monitorar em tempo real o desempenho de cada participante dos diferentes modais, entre eles: pedestre, corredor, bicicleta convencional e elétrica, carro convencional e elétrico, motocicleta e ônibus, além de pedestres portadores de deficiência física e dos ciclistas iniciantes, ao longo de aproximadamente dez quilômetros. Ao final, a meta é definir o transporte mais eficiente considerando o tempo de deslocamento, custos para o usuário e emissão de poluentes. E os participantes ainda farão a avaliação da infraestrutura urbana, como ciclovias, iluminação pública, sinalização, calçadas, pontos de maior congestionamento e educação no trânsito.
Lixo Zero
Integrantes do Fórum Curitiba Lixo Zero. se mobilizam para elaboração de proposta com encaminhamentos redução e destinação dos resíduos sólidos na capital. Discussão dias 09 e 10 de outubro, no auditório do Mercado Municipal de Curitiba. No primeiro dia palestras e debates vão tratar o tema água. Já no segundo dia a temática será terra e ar.
Merece registro
Depois de atraírem a atenção do público curitibano durante a Temporada Gourmet, no Shopping Curitiba, as foodbikes voltam a surpreender! Sustentáveis do ponto de vista ambiental porque não utilizam motores a combustão, práticas e econômicas elas agora também ganharam a simpatia dos donos de animais. A primeira foodbike do Paraná com petiscos para cães está estacionada no piso L2 do shopping. Os petiscos da marca Pet Bonosso são produzidos a partir do couro bovino em diversos formatos. O pessoal da organização ainda acrescenta: “Quem passar pelo local, vai encontrar também vinho e cerveja para cachorros.” Hein!?
Para tirar dúvidas
Dica pra quem ainda está tentando se entender com a reforma trabalhista, que entra em vigor em novembro. A Confederação Nacional da Indústria, a CNI, lançou o aplicativo Conexão RT, ferramenta que esclarece dúvidas sobre as mudanças na legislação trabalhista. A proposta é auxiliar empregadores e empregados. A pesquisa no aplicativo pode ser feita por temas, como férias, por exemplo, e a explicação já vem atualizada podendo ser compartilhada por email, redes sociais ou impressa. Também é possível comparar a nova legislação com a anterior. O Conexão RT está disponível para os sistemas IOS e Android.