Depois de passar por Porto Alegre em duas edições, Curitiba em 2014 e Medellín, na Colômbia, no ano passado, o Fórum Mundial da Bicicleta desembarca este ano em Santiago, a capital chilena, entre os dias 31 de março e 05 de abril. O mais importante evento global de discussão e busca de soluções do transporte ainda está com inscrições abertas.
Para participar como orador ou expositor e contribuir com a organização dos trabalhos o prazo foi prorrogado até o dia 10 de janeiro. Também é possível se integrar ao evento como atendente, voluntário ou membro da Plataforma Poder Cidadão. Todos os formulários estão disponíveis no site do Fórum, em espanhol.
O evento é realizado todos os anos desde 2012. Trata-se de resposta ao atropelamento coletivo de participantes da Massa Crítica de Porto Alegre/RS, no dia 25 de fevereiro de 2011. O motorista Ricardo José Neis, causador do acidente, ainda aguarda julgamento da justiça gaúcha.
Projetado, produzido e organizado coletivamente o Fórum é um marco da cidadania a favor do ciclismo e da mobilidade sustentável. A cada ano, tem o apoio de voluntários de outros países, especialmente aqueles ligados à organização dos fóruns anteriores.
Entre as conquistas da última edição está a criação da Rede Latino Americana de Ciclismo Urbano. A rede integra as organizações que promovem o uso da bicicleta como meio de transporte e agenda compromissos para empoderar os coletivos de ciclismo urbano da América Latina.