Pode ir se planejando. E já coloque na agenda! Na próxima semana, dia 24 de março, entre 20h30 e 21h30, dedique 60 minutos do seu dia para repensar ações em defesa da vida na Terra. A Hora do Planeta promove um apagão voluntário ao redor do mundo a partir da mobilização do WWF, organização não governamental dedicada à conservação da natureza. A ação incentiva que entidades, empresas e pessoas desliguem as luzes por uma hora. A partir desta edição, e até 2020, a campanha tem foco na relação entre as mudanças climáticas e a importância da biodiversidade. #ConectadoNoPlaneta é a hashtag da vez.
A Hora do Planeta ocorreu pela primeira vez em 2007, na cidade de Sydney, Austrália, como um evento simbólico de apagar as luzes. Uma década depois, em 2017, houve ações nos sete continentes, com adesões em 187 países e territórios, e mais de 3.000 monumentos apagados. No Brasil, a mobilização envolveu 250 mil pessoas em 145 cidades, com o desligamento das luzes de 600 monumentos .
Participe e registre
Um jeito de participar de forma mais efetiva é registrar os planos para a data. Basta acessar o site oficial e consultar as ações recomendadas pelo WWF-Brasil.
Também tem o Guia para Começar na Hora do Planeta: um material simples, com dicas do que fazer na fase prévia ao evento e durante os 60 minutos principais. Todos os eventos cadastrados vão compor o Mapa da Hora, que ficará disponível para consultas e orientação para participação. Na seção Conecte-se e Inspire-se, histórias de pessoas que vem fazendo diferença ano a ano na Hora do Planeta. Os próprios internautas podem sugerir amigos, parentes ou conhecidos que se encaixem na descrição #ConectadoNoPlaneta.
Luau do Planeta
No ano em que completa 40 anos, o Parque Malwee, um dos principais cartões postais de Santa Catarina, em Jaraguá do Sul, o primeiro Luau do Planeta no sábado, dia 24 de março, das 19h às 22h. Em torno de mil pessoas devem participar da programação com músicos, food trucks e iluminação especial com velas e tochas. Os primeiros 100 participantes que chegarem ao local ganham uma camiseta sustentável, feita de malha PET, com estampa que brilha no escuro. A entrada é gratuita. O Parque Malwee recebe mais de 100 mil visitantes por ano. São 1,5 milhão de metros quadrados de área verde, 16 lagoas, mais de 35 mil árvores plantadas entre espécies nativas e exóticas e uma fauna considerada acima da média, dada sua localização em um centro urbano.
E você, o que tem feito e o que pode fazer para diminuir os impactos ambientais e que interferem na vida de toda a população? Apagar as luzes pode ser um bom começo.